Socorro é referência

MUNDIAL EM TURISMO ACESSÍVEL

A estância hidromineral de Socorro (SP), localizada na Serra da Mantiqueira, conta com ampla infraestrutura para atender os mais variados públicos, desde famílias com crianças e pets até idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sempre se preocupando, também, em preservar a natureza que a envolve. Não à toa, vem conquistando muitos prêmios ao longo dos anos.

O primeiro passo para tornar a cidade uma referência em acessibilidade foi em 2005, através de um convênio entre a Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, em parceria com a ONG Aventura Especial e que teve a finalidade de identificar as adaptações necessárias para inclusão de pessoas com deficiência nas atividades de turismo de aventura. Assim, as atividades de aventura foram aprimoradas para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Em 2007 a cidade, através da Prefeitura Municipal firmou um convênio com o Ministério do Turismo para implantação do Projeto Socorro Acessível. Este projeto teve como objetivo adaptar os pontos turísticos públicos para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e capacitar mais de 250 pessoas da mão de obra local.

Os empreendimentos turísticos da cidade, analisando o desenvolvimento deste segmento e analisando a importância deste nicho de mercado, e seguindo o caminho da cidade também tem se adaptado. Temos hoje em Socorro, hotéis com praticamente 100% de adaptações.

O primeiro foi em 2013 o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência, do governo espanhol que premiou a cidade pelas ações em prol da acessibilidade.

Em 2017, Socorro foi destaque internacional pelos investimentos em projetos de acessibilidade, conquistando o diploma “Destaque de Honra – Gestão Municipal” durante o evento World Company Award (WOCA), que aconteceu em Lisboa, Portugal.

Socorro também conquistou em 2017 e 2019 o posto de melhor destino turístico do estado de São Paulo na categoria Turismo Social, segundo a premiação Top Destinos Turísticos, uma iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e do SKAL Internacional São Paulo.