5 motivos para visitar a cidade de Socorro, no interior do Estado de São Paulo

Localizada na Serra da Mantiqueira e pertencente ao Circuito das Águas Paulistas, a cidade de Socorro, no interior do Estado de São Paulo, oferece inúmeras atrações pelas suas belíssimas paisagens naturais. As atividades integram os mais variados viajantes, dos aventureiros praticantes de rafting pelo Rio do Peixe aos que preferem apenas contemplar a natureza através de caminhadas.  

Socorro também conta com o sossegado clima interiorano, que vem acompanhado da enorme receptividade de seus moradores.  Vale ainda destacar a cultura rural, conservada no local desde a sua fundação, em 1829, que permite que os seus visitantes conheçam fazendas históricas, plantações de café, acompanhem a fabricação de produtos campesinos e realizem atividades como ordenha de animais e colheita de frutas.

Por tantos motivos, a cidade é um ótimo destino de viagem aos turistas que procuram por um final de semana fora da rotina dos grandes centros urbanos. Abaixo, confira uma lista com cinco razões para visitar a região:

Aventura

Conhecida como a “Cidade da Aventura”, Socorro foi o primeiro destino a conseguir certificação internacional para atividades de turismo do segmento no Brasil, o que significa a garantia de segurança nas atrações promovidas pelos estabelecimentos que possuem o certificado. A região oferece diversos roteiros para praticar esportes em meio a sua exuberante natureza. Entre as opções estão rafting, trilhas até cachoeiras, ciclismo, stand up paddle, canoagem, rapel, arvorismo e tirolesas, incluindo uma das mais longas do Brasil, com um quilômetro de extensão, que corta os estados de São Paulo e Minas Gerais. A grande novidade são os voos de parapente no Pico da Cascavel, localizado a 1.200 metros do nível do mar.

Ecoturismo

O contato regular com a natureza proporciona bem-estar e renova as energias. Em Socorro, as elevações e os desníveis do terreno criaram volumosos rios de corredeira, como o do Peixe, e belas cachoeiras, que ficam em meio a florestas nativas no ecossistema da Mata Atlântica. A cidade ainda conta com fontes de água mineral e mirantes no topo de montanhas, como o da Pedra Bela Vista, que permite a apreciação panorâmica da paisagem, sempre de maneira segura e sustentável.

Localização

Localizada a duas horas da capital paulista, Socorro é uma ótima opção para quem quer fugir do estresse de uma metrópole, mas sem ir para muito longe. O turista tem a oportunidade de provar a tradicional gastronomia caipira ao saborear pratos que utilizam alimentos produzidos nas fazendas locais. A cidade também é um dos maiores polos de fabricação de malhas do Estado. São três centros de compras – a Feira Permanente de Malhas, o Circuito das Malhas Outlet e o Shopping Moda de Fábrica -, onde estão espalhadas mais de 400 malharias, que oferecem produtos de qualidade a preço de fábrica.

Estadia para todos os estilos de viajantes

Hotéis fazenda, campings, pousadas e hostels, Socorro oferece diferentes opções de estadias para que os seus visitantes possam escolher a que melhor encaixa com o seu perfil. Os hotéis fazenda são ideais para quem busca comodidade, com sistema de pensão completa, monitoria para adultos e crianças e atividades inclusas no valor da hospedagem. As pousadas e hostels, por outro lado, têm um melhor custo benefício para quem procura por acomodações sem a inclusão de extras nas diárias, como refeições e passeios. Já aqueles que optam pelos campings têm a oportunidade de estabelecer um contato mais profundo com a natureza.

Acessibilidade

Socorro também é referência nacional em turismo acessível. Mais de dez atividades de aventura da cidade foram adaptadas a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Não à toa, em 2013, recebeu o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência do Governo da Espanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *