Bienal Internacional de Arte Naif 2019

A  2a edição da BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naïf Totem Cor-ação sob a coordenação de  Rosângela Politano e Marinilda Boulay suas idealizadoras, acontece entre os dias 14 de setembro e o 15 de outubro de 2019 nas dependências do Museu Municipal de Socorro-SP, tendo como proposta valorizar a produção naïf e popular nacional e internacional, preservando esse território fértil de idéias e rico em criações.

A BÏNaif 2019 será composta pelo conjunto das obras nacionais e internacionais dos 94 artistas selecionados através de um edital, por um Comitê artístico, que possui profundo conhecimento sobre o assunto, composto por Antonio Naves, Romildo Santana e Valdeck de Garanhuns. Somam-se a essas obras, as pinturas de 19 artistas convidados, e as dos dois patronos homenageados dessa edição da Mostra: Tânia de Maia Pedrosa e Henry Vitor. Será realizada também nesse ano a ação « Vitrines da Bienal » com obras de arte naif espalhadas pela cidade nas « Vitrines » de empresários parceiros, levando a arte naif para fora do Museu.

No 19 de setembro do ano passado a literatura de cordel ganhou titulo de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A BÏNaif 2019 presta uma homenagem especial a esse gênero literário, seus poetas, declamadores, editores, ilustradores (desenhistas, artistas plásticos, xilogravadores) e folheteiros (os vendedores de cordel).

O cordel « Matéria viva – Patrimônio Nacional » foi escrito especialmente para a ocasião pelo poeta e repentista Oliveira de Panelas, nascido no município pernambucano de Panelas e radicado em João Pessoa na Paraíba. Como o cordel e a xilogravura andam de mãos dadas, a xilógrafo Regina Drozina  realizou uma xilogravura com o logo da BiNaif .

 Segue um fragmento do cordel de Oliveira de Panelas:

…Assim a BÏNaif está

 em difusão consciente,

Dando ao DIA DO CORDEL,

O seu valor permanente

mostrando a quem não sabia.

Vivê-los daqui pra frente

Que seja a arte dos versos

plantada em solo fecundo,

regada por sentimentos

colhida em gesto profundo,

transportada pelos ventos

dos quatro cantos do mundo!…

O documentarista Hélio Costa de João Pessoa na Paraíba vem especialmente para o evento para realizar um documentário em torno da Bienal.

A abertura da BÏNaif acontece no dia 14 de setembro às 19h30 no Centro Cultural. Dali os artistas, autoridades e público presentes seguem em cortejo com a Congada de São Benedito e Divino Espirito Santo e a Folia de Reis até o Museu Municipal onde teremos um coquetel.

No domingo 15 de setembro destacamos o espetáculo de Teatro de Mamulengo do grande Mestre Valdeck de Garanhuns às 16H30 no Centro Cultural com entrada gratuita.

Como na 1a edição da BÏNaif, teremos mais uma vez graças ao apoio da Prefeitura através da Secretaria da Cultura, a publicação do catálogo das obras expostas.

A BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naïf  Totem Cor-Ação é uma realização do ITC – Instituto Totem Cultural, e do Projeto Cor-Ação com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Socorro-SP , através da Secretaria Municipal da Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo , Museu e Biblioteca Municipais, do ComupC – Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Socorro-SP, sendo colaborativa ela tem o apoio de todos os artistas e profissionais que dela participam!

Programação da abertura

Sábado – 14/09

14h às 15h – Mesa redonda “Arte naif passado, presente e futuro » no Hotel Alpes Fazenda das Aguas em Socorro-SP

19H30 – Abertura oficial no Anfiteatro do Centro Cultural de Socorro- SP

20h30 – Cortejo precedido pela Congada e a Folia de Reis da cidade entre o Centro Cultural e o Museu Municipal de Socorro – visita da exposição e coquetel.

Domingo 15/09

16h30 – Espetáculo no Centro Cultural de Socorro-SP : Teatro de Mamulengos com Valdeck de Garanhuns e seu grupo (gratuito)

BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naïf  Totem Cor-Ação 2019

14 setembro – 15 de outubro 2019

#Museu Municipal de Socorro

Aberto de 3a feira a sábado de 9h às 17h

Rua Antonio Leopoldino, 185, Centro

Socorro- SP – CEP: 13960-000

T: 19 3895 83 44

Acesso gratuito, equipamento acessível para pessoas com mobilidade reduzida

#Centro cultural de Socorro- SP

 XV de Novembro, 210 – Centro,

Socorro – SP, 13960-000

T: 19  3895 4829

# Alpes Fazenda Hotel (mesa redonda)

Barrocão, 2,5, Estrada Municipal do Barrocão, 

Socorro – SP, 13960-000

T: 19  3855-3233

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *