Cortejo de cores e devoção com as congadas ocupa Museu e Biblioteca Municipal durante o mês de agosto

Fortalecer e transmitir a cultura caipira entre gerações com foco nas congadas é a tônica do  projeto “Cortejo de cores e devoção com as congadas”, que foi reconhecido e premiado tanto pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2017 como pelo Governo Federal em 2018. 

Marinilda Boulay coordenadora do projeto e presidente do ITC, comenta: “Estamos muito felizes com mais um prêmio recebido com esse projeto, pois isso nos ajuda a continua-lo, ampliando-o”. 

 O fomento da nossa cultura popular e das congadas  vem sendo uma das principais ações do ITC – Instituto Totem Cultural a vários anos tendo sido iniciado pela Mestra D. Leonor Arioli Bertolete (in memoriam) em 2008. 

A programação das atividades dentro desse projeto nesse ano começou no  dia 27 de abril passado com o cortejo da Congada de São Benedito e Divino Espirito Santo de Socorro no Encontro Nacional de Congadas em Aparecida durante a Festa de São Benedito. Esse é um dos principais encontros de congadas e moçambiques do pais, nele os congos entram com seus tambores vibrando em cortejo no Santuário,  continuando  pelas ruas da cidade, numa festa que congrega  milhares de devotos vindo de todo o pais em peregrinação.

Em maio o projeto ofereceu oficinas gratuitas de contação de história para crianças da zona urbana e rural da cidade, transmitindo o sentido das congadas.  

Agora a partir do dia 8 de agosto o projeto ocupa tanto o Museu Municipal com uma linda exposição de pinturas e esculturas,  quanto o Salão Azul da Biblioteca Municipal, com uma instalação em parceria com o núcleo de fotografia da cidade, ambas dedicadas a elas, que representam um patrimônio imaterial de Socorro.

Essa edição do projeto “Cortejo de cores e devoção com as congadas” é realizada pelo ITC com o apoio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, edital Mestres e Mestras das Culturas  Populares : Edição Selma Do Coco da  Secretaria da Diversidade Cultural. Apoiam ainda o projeto Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura, Biblioteca e Museu Municipal, ComupC, Comtur, Circuito das Aguas, Totem Musicais, Projeto Cor-Ação e jornal O Município.

Cortejo de Cores e devoção com as congadas

8 de agosto ao 8 de setembro

#Museu Municipal de Socorro

Aberto de 3a feira a sàbado de 9h às 17h

T: 19 9 3895 83 44

Aberta de 2af a 6af de 8h30 às 17h30

T: 19 9 3895 42 52

Ambos os acessos são gratuitos e acessíveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *