Socorro é referência nacional em Sustentabilidade

Socorro é reconhecida nacionalmente por seu desenvolvimento sustentável, que prioriza o crescimento econômico – principalmente através do turismo – sem deixar de lado, em nenhum momento, a justiça social e medidas concretas de preservação do meio ambiente.

Entre as ações em andamento na cidade estão a recuperação da Mata Atlântica, graças a parcerias entre o setor público e ONGs sérias como a Copaíba, que atua na bacia do Rio do Peixe, ofertas de aulas de educação ambiental aos turistas e moradores e centros de artesanato que utilizam apenas lixos recicláveis.

Também está bem encaminhada a implantação do Projeto Socorro 2029, que segue à risca as diretrizes da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” da Organização das Nações Unidas, lançada em 2015, na sede da entidade, em Nova York, para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para as populações. Os 17 objetivos apresentados na ocasião são os que Socorro quer replicar até 2029, quando completa 200 anos.

Outra iniciativa muito bacana da Prefeitura é o evento Luzes de Natal, em que toda a decoração das ruas é feita com garrafas pet recicladas.

Além disso, quatro empreendimentos turísticos já atendem às normas do “Manual de Boas Práticas Sustentáveis no Turismo Rural”, projeto nacional criado pela ABRATURR (Associação Brasileira das Atividades de Turismo Rural), em parceria com a APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), que tem o objetivo de promover o patrimônio natural das comunidades.

Outro grande case é o da Cooperativa de Reciclagem Corenova. Fundada em maio de 2018, ela recebe os resíduos da coleta seletiva de todo o município, faz a separação por tipos de materiais e garante a destinação correta de cada um deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *