SOCORRO SP, DESTINO DUAS RODAS

Clima agradável, povo hospitaleiro, riqueza cultural cercada por estradas e trilhas para todos os tipos de passeios, Socorro é o seu destino em duas rodas.

O turismo em duas rodas no Brasil tem crescido nos últimos anos graças a chegada de novos modelos, cheios de tecnologia e atrativos que auxiliam os viajantes. Também, as novas marcas que passaram a investir no mercado nacional, levando a frota a dar um salto de pouco mais de 14 milhões para quase 28 milhões de motos em 10 anos, segundo a ABRACICLO. E seja no cicloturismo ou no mototurismo, a sensação de liberdade, o contato com o ambiente e uma infinidade de benefícios são citados como motivos para colocar a mochila nas costas e pegar a estrada atrás do guidão.

Mas o que difere um turista comum de outro que parte para a estrada em uma moto? Seus anseios, o jeito de levar a vida, pois, enquanto uma pessoa viaja de avião, por exemplo, ela não desfruta realmente do caminho, nem das paisagens ou dos cheiros por onde passa, eventualmente das intempéries climáticas que podem pegar motociclistas pelo caminho, nem nada relacionado a grande jornada, geralmente recompensada pelas amizades feitas ao longo do trajeto e as histórias para contar na volta para casa. Essa relação sinestésica é característica marcante das pessoas que escolhem as duas rodas para viajar e se divertir.

E não há lugar melhor para desbravar do que a cidade de Socorro. Cortada pelo Rio do Peixe e cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a Estância Hidromineral fica a apenas 130km da capital paulista. Próxima à divisa com o estado de Minas Gerais, a cidade também é polo nacional das atividades de aventura, incluindo, entre as 22 modalidades disponíveis, opções adaptadas e acessíveis, que proporcionam as pessoas com mobilidade reduzida o prazer de praticar algumas destas com segurança e conforto.

Outra forma de se conectar com o meio ambiente e as atrações locais, que nem sempre estão nos roteiros catalogados, é ir pedalando. Unindo a busca por uma vida saudável com a sustentabilidade, a bike é fator crucial para muitos turistas, pois permite chegar a lugares onde os carros não podem ir. Mas não se engane, para os cicloturistas não há distância instransponível, de um passeio no entorno da cidade a cruzar estados, das vias pavimentadas as castigadas estradas de terra e até mesmo as antigas estradas de bois, tudo é parte do lazer e do desafio para estas pessoas.

Há ainda os tipos que gostam de apimentar um pouco a vida em duas rodas e participar de competições. Para estes, Socorro sedia algumas etapas das principais provas nacionais, das maratonas de bike e suas longas distâncias, até as descidas e saltos que proporcionam um arrepio na espinha dos espectadores do downhill, os esportes sobre rodas também tem seu espaço na cidade. E para os aficionados em motores, as provas de enduro são um prato cheio em suas diversas categorias, seja nos eventos contra-relógio, de velocidade, ou de regularidade. Os desafios de encarar a mata e as trilhas de Socorro é algo único e quem faz uma vez se apaixona.

Idealizado em uma ação conjunta da Associação das Empresas de Turismo (ASTUR) e a Associação Comercial (ACE), o projeto tem parceria com a Prefeitura Municipal de Socorro, apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e uma grande preocupação com a sustentabilidade. Todos os eventos são analisados por uma especialista em meio ambiente e, em alguns casos, é solicitada uma compensação à natureza por isso.

Oferecendo o melhor em acomodações e estrutura para os visitantes, a cidade batizada em homenagem a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, cuja igreja matriz fica no centro da cidade, conta com áreas de camping, hotéis, pousadas, restaurantes e uma gastronomia muito rica e variada. Muitos dos alimentos servidos são produzidos na região e os locais abertos à visitação, uma infinidade de doces artesanais e quitutes naturais, sem falar nas plantações de café, de hortaliças e outros produtos da terra.

Além disso, os passeios culturais são um atrativo a parte para todos os públicos, de museus a experiências na “roça”, da arquitetura e a história local aos shows e outros tipos de atividades, existe um mundo de atrações disponíveis para quem quiser conhecer e se tornar um pouco mais íntimo das belezas de Socorro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *