Socorro realizará dois meses da 1ª Temporada da Aventura com sistema de Clube de Vantagens

Operadoras e parques foram selecionados no programa SP Ecoaventura e receberão certificação da ABNT

São Paulo/ Socorro 27 de setembro de 2022   –   No mês em que a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – tem três empresas de aventura selecionadas no Programa SP Ecoaventura, será também lançada a 1ª Temporada da Aventura. Serão mais de dois meses de muitas atividades ao ar livre, adrenalina, diversão e contato com a natureza, que vão de voo de parapente a trilhas.

De 25 de setembro a 30 de novembro, em sistema de Clube de Vantagens, os aventureiros terão descontos e cortesias. A ideia é simples: faz atividade de aventura em uma das 15 operadoras, parques de aventura e ecoturismo participantes e recebe um cartão de consumo onde será carimbado o valor utilizado. Dependendo desse valor, revertido em pontos acumulados, estarão à disposição descontos de 10% até cortesias pré determinadas, a escolher, em mais de 45 estabelecimentos da cidade. Quanto mais consumir, maior o desconto em compras, gastronomia, hospedagem, turismo rural e aventura.

Com ou sem emoção, atividades para diferentes aventureiros e idades. Monjolinho (com Arvorismo, Caiaque e StandUP Paddle), Mundaka Aventura (com rafting e trilhas) e PróximAventura (com caverna do Quebra Corpo, passeio ecológico e rafting) são as empresas que ganharam destaque com o Programa e que também participarão da Temporada da Aventura.

Quem for ao Camping Boaretto – Parque Vale das Pedras poderá fazer Arco e Flecha, Tiro ao alvo e trilha Mirante do Vale. No hotel fazenda Campo dos Sonhos é para quem gosta de cavalgada. O Camptraining é para os fãs de off road tem o roteiro rural, roteiro da Cachoeira e o passeio na pista apropriada. No hotel fazenda Colina dos Sonhos o Balanço Radical é a mais nova atração. Pela Ora Road é possível fazer passeios de moto, quadriciclo e gaiola.

No hotel fazenda Parque dos Sonhos a aventura é com bastante adrenalina na Tirolesa do pânico. Na Pedra Bela Vista estão à disposição o Rock View, o trekking das grutas e o rapel de 98 metros. Pela Rios de Aventura será possível fazer rafting e trilha. Os amantes de altura poderão fazer o voo de parapente com a Ronaventura. Na pousada Mirante dos Adelphos será possível fazer as trilhas: Paz, Conexão, Mãe Terra e Aventura.

Para passeios de ecoturismo, as sugestões são as visitas na Gruta do Anjo e na linda cachoeira do Saint Sunset.

Os estabelecimentos do trade que concederão descontos e cortesias são Ateliê Luka Fagundes, Ateliê Terra e Arte, Bartali Bike, Camping Valle das Águas, Hotel fazenda Campo dos Sonhos, CampTraining, Centro Cultural Movimento, Centro de Lazer Pitauá, Chácara São Miguel, Chalés Santa Catarina, Cine Orlandi, Hotel fazenda Colina dos Sonhos, Ellementares Guest House, Empório Caipira, Empório Mineirinha, Empório Nono Alpi, Fazenda Sete Senhoras, Grínbergs Village Hotel, Hostel Cantinho família, Hotel Casa Alfredo, Hotel Recanto da Cachoeira, Imaginalia Espaço Eco Cultural Camping, Lion Bar e Restaurante, Loja Premium Ecobier, Mundaka Aventura, Ora Road, Hotel fazenda Parque dos Sonhos, Parque Monjolinho, Camping Boaretto – Parque Vale das Pedras, Pedra Bela Vista, Pousada A Mata que Canta, Pousada Cafuné, Pousada Canto dos Canários, Pousada Caruaru, Pousada Gruta do Anjo, Pousada Mirante dos Adelphos, Pousada Sons do Silêncio, Pousada Vale das Orquídeas, PróximAventura Canoar, Quinta do Malte, Rancho Margarida, Rancho Pompéia, Restaurante São Benedito, Rios de Aventura, Rock and Soul Music Bar, Ronaventura, Saint Sunset e Trilha Café.

Programa SP Ecoaventura

De várias empresas de aventura do Circuito das Águas Paulista inscritas no programa SP Ecoaventura – da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) em parceria com Sebrae – apenas três foram selecionadas e todas são de Socorro: Monjolinho, Mundaka Aventura e PróximAventura. “Estas empresas se aprimoram e a nossa cidade se aprimora junto. É uma conquista para o segmento e para todos nós”, afirma Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR). “Estes reconhecimentos mostram como Socorro está um passo à frente no turismo de aventura”, conclui.

O Programa visa fortalecer a qualidade das empresas e dos destinos turísticos no Estado de São Paulo. Assim, as operadoras escolhidas terão capacitação em gestão empresarial e empreendedorismo, consultorias e auditorias até outubro de 2023. O objetivo é que possam pleitear a certificação da ABNT para a Norma Técnica ABNT NBR 21101, que normatiza as atividades de turismo de aventura.

Para Charles Gonçalves, o “Charlão” da PróximAventuraa iniciativa pode ser um divisor de águas e trazer melhorias significativas para a questão de gestão e certificação das empresas de Turismo de Aventura de Socorro. “Nosso turismo deve ser focado na sustentabilidade e qualidade das experiências. Não podemos desenvolver nossos negócios para o turismo de massa.“, afirma.

Já para Raquel Montini, proprietária da Mundaka Aventura, ressalta a importância das normas de segurança e da certificação. “Foi de grande alegria sermos selecionados. Estamos empenhados na melhoria contínua, na capacitação de nossos colaboradores e na excelência em nossos serviços. Seguir as normas de segurança é fundamental e agora teremos um selo ISO que certificará nosso sistema de gestão”, diz animada.

“O programa chegou no momento certo para a concretização dos projetos da empresa”, concordam Bárbara Lucia Neto e Bruno Neto Ginghinido, proprietários do Monjolinho.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”. Site oficial do turismo: www.socorro.tur.br

ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.