Dia Internacional da Mulher – Socorro tem atividades ao ar livre e tranquilidade para mulheres que viajam sozinhas

Hospedagens, restaurantes, bares e atividade de aventura comandados por mulheres

Um movimento que tem ganhando adeptas nos últimos anos é o de mulheres que viajam sozinhas. Em 2019, uma pesquisa do Ministério do Turismo apontou que em média 18% das mulheres preferia viajar sozinha. O ano passado cerca de oito em cada dez brasileiras planejam viajar de forma mais simples; o dado é de uma pesquisa da plataforma digital Booking.com. Para elas os destinos ao ar-livre seriam os mais procurados na retomada das viagens no país. O levantamento também revela que 16% das brasileiras planejam curtir o lazer através do turismo de aventura e 58% em uma viagem relaxante.
Um destino com todas estas, além de outras características, é a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. Muitas atividades ao ar livre, locais para relaxar e, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, todas as sugestões comandadas por mulheres.
As mulheres imprimem toda a organização, capricho e empreendedorismo nos meios de hospedagem da cidade em que são proprietárias ou sócias. É o caso da pousada A Mata que Canta, pousada Cafuné, chácara São Miguel, Chalés Santa Catarina, pousada Estância Villa Ventura, Hotel Fazenda Floresta do Lago, Grínberg´s Village Hotel, pousada Mirante dos Adelphos, Portal do Sol Hotel Fazenda, Hotel Recanto da Cachoeira, pousada Sons do Silêncio, pousada Vale das Orquídeas e camping Valle das Águas. Para estilos e bolsos diferentes, mas todos em meio à muita natureza e tranquilidade.
Guloseimas, comida e produtos artesanais não faltam em Socorro. No Empório Caipira, Rancho Pompéia, Sabores do Currupira e Trilha Café pode -se encontrar desde opções afetivas, que remetem à infância, até deliciosos lanches para se esbaldar e esquecer da dieta. O Rancho Pompeia, inclusive, e o Armazém da Terra – sugestão para um delicioso almoço ou jantar – são os dois únicos estabelecimentos de Socorro indicados para o projeto Rota Gastronômica, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Lugar de mulher é onde ela quiser. Inclusive em um bom bar, onde elas é que mandam e mostram as habilidades de gestão. As sugestões são o Bar e Restaurante Esquina do Chopp, Jota Bar, Rock And Soul Music Bar e Rock Rider Bar. Quem gosta de uma branquinha, precisa conhecer o Alambique Pioneira e acompanhar todo o processo da fabricação da cachaça.
Se a ideia é diversão, a Socorro Aventura tem passeios de quadriciclo em meio à natureza, o Parque Monjolinho e o Mundaka Aventura oferecem inúmeras opções de atividades de aventura e infraestrutura completa.
Às que apreciam artesanato precisam colocar no roteiro o Ateliê Luka Fagundes, o Ateliê Terra e Arte e o Espaço do Artesanato, este último acaba de completar 10 anos, para conhecer lindas peças regionais.
Antes de viajar para qualquer local, é interessante ler as dicas da influencer Luciane Leal do @mulheresqueviajamsozinhas, no site. Entre elas:
– Mulheres que Viajam Sozinhas precisam estar informadas. Informação é vital. Leia, pesquise muito sobre o destino que escolheu. Uma ótima alternativa são os comentários de viajantes em sites como o Tripadvisor, ou das blogueiras de viagem. Os grupos de viagem também são excelentes fontes de informação.
– Cadê o celular? Cadê a internet? – Imagine acontecer de perder o sinal, o telefone quebrar ou ser roubado? Aí vai a dica simples. Lembrem-se de ter o que é mais importante para você sempre escrito e junto do seu corpo. Anote em um papel o endereço e telefone do seu hotel (ter um cartão do hotel é uma boa), o telefone de um familiar ou amigo. A gente não quer precisar usar, mas vai que você precisa?
– Minha Mala é uma mala – mulheres que viajam sozinhas têm que ter condições de fazer absolutamente tudo sozinhas, isso inclui carregar sua própria bagagem. A não ser que você esteja viajando preparada para pagar meios de transporte que te deixem na porta da sua hospedagem, eu indicaria que tomasse muito cuidado com o peso da sua mala e até mesmo com a quantidade de volumes que você carrega.
– Mulheres que Viajam Sozinhas podem beber, mas moderadamente – Não tem nenhum mal, de verdade, nenhum mal mesmo em você querer tomar sua bebida sozinha. Mas, nunca tire o olho do seu copo e não beba além da conta.
– Mulheres que Viajam Sozinhas e os pré-conceitos – quando a nossa liberdade e jeito de ser é incompreensível para o outro, dependendo do comentário, fica parecendo que querem provocar uma insegurança, propositalmente. Parece que somos o tempo todo desafiadas a nos sentirmos fora do contexto, inadequadas. Então a dica é: não se afete tanto; deixe a pessoa falar o que ela pensa, e se você estiver paciente no momento, você explica. Caso contrário, segue sua viagem e não contribua com discussões que não vão produzir nada de relevante para o mundo.
Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”. Conheça tudo isso e um pouco mais acessando: www.socorro.tur.br
ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.