Empresas do Circuito das Águas – Socorro – conquistam selo petfriendly: Agro Estância e a Ótica Ma & Li

Estabelecimentos ainda podem realizar o processo, fazer o treinamento petfriendly e receber a certificação
São Paulo, 13 de janeiro de 2021 – De acordo com o IBGE de 2018, há mais animais de estimação do que crianças nos lares brasileiros. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação mostram que o Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo. São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais. O total é de 139,3 milhões de pets.
De olho neste mercado e com o objetivo de melhor atendê-lo, a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística do Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – lançou o projeto Socorro Destino Petfriendly, em que, após treinar e capacitar o trade, certifica com um selo os estabelecimentos.
Uns dos primeiros a fazerem as adequações e conquistarem a certificação foram a Agro Estância e a Ótica Ma & Li. Neles, de cata caca a pote de água fresca para o bem estar, conforto e segurança dos animais e tutores.
O estabelecimento inaugurado em 2018 e voltado para o público pet, Agro Estância, já aceitava a entrada de animais. “Mesmo assim, foram muito importantes as instruções no treinamento para fazer com que eles não fossem somente aceitos, mas, sim, bem recebidos por nós”, avalia a proprietária Priscila Leite. Quem vai à loja hoje encontra saquinhos cata-caca, lixeira, banheiro, e espaço com água e alimentos sempre fresquinhos. Além disso, paninhos e produtos de limpeza estão à disposição no caso de um eventual xixi. “Os donos ficam felizes quando sabem que a loja tem todo suporte caso ocorra situações como essa”, conta. “As adequações foram fáceis de fazer; foi tudo bem orientado na palestra oferecida aos empreendedores, facilitando o planejamento para se adequar aos requisitos”, ressalta.
A Ótica Ma & Li – com três unidades em Socorro – também já recebia pets, mas sentia certa resistência. “Ficamos interessados no selo pois a maioria das pessoas não entravam com pet, ficavam com receio de serem barrados ou até mesmo com vergonha de pedir para entrar com o pet”, conta Lais Formagio de Oliveira, auxiliar administrativo da ótica, que já teve uma mascote, carinhosamente adotado por um cliente. Agora, além de sinalizada, a loja oferece potes de água e saquinhos cata caca. “Hoje em dia muitas pessoas não gostam de sair de casa e deixar o pet sozinho, mesmo que seja coisa rápida como vir arrumar os óculos; você saber que onde você precisa ir seu pet é bem-vindo já é uma grande conquista”, afirma Lais.
Processo de certificação ainda pode ser realizado
Os estabelecimentos interessados ainda têm oportunidade de realizar o processo, fazer o treinamento, validar e conquistar o selo petfriendly pelo www.socorro.tur.br/
A certificação passa confiança e assegura que todos os lugares que têm o selo do projeto, passaram por treinamento e adaptaram os estabelecimentos para receber de forma adequada os pets. “Socorro não sai distribuindo selos, como acontece em outras cidades, pelo contrário, faz questão de treinar as pessoas para que os estabelecimentos o conquistem”, ressalta a consultora. O selo fica em lugar visível na entrada do estabelecimento e indica de forma objetiva como o animal pode ser conduzido.
Todas as empresas que adquirirem o selo também contribuem com o lado social do projeto, que tem um fundo para apoiar ações da causa animal na cidade, como arrecadação de ração, campanhas de vacinação e de castração, por exemplo. Atual campanha que conta com o apoio do projeto é a de adoção. Com o slogan “Não compre, adote. Amor não tem raça”, a ideia é incentivar as pessoas a escolherem um cachorro no canil municipal.
“Socorro Destino Petfriendly” é uma realização da prefeitura da Estância Hidromineral de Socorro, Conselho Municipal de Turismo e Associação de Turismo da Estância de Socorro, com consultora e equipe especializadas.
Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”. Saiba mais em www.socorro.tur.br
ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.