Estância Hidromineral de Socorro – Aos poucos as coisas voltam ao “novo normal” como muitos estão chamando a fase pós quarentena

Alguns estabelecimentos já foram certificados com o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo
Aos poucos as coisas estão voltando ao “novo normal” como muitos estão chamando a fase pós covid-19. Em fase de retomada, a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no interior de São Paulo, referência em ecoturismo e aventura – está rígida em protocolos e em conscientização dos estabelecimentos, dos turistas e da população.
O turismo de Socorro é feito por profissionais autônomos, micro e pequenos empresários, que juntos representam quase 50% da economia da cidade. Todos se empenham e seguem rigorosamente a Cartilha de Boas – Práticas pós quarentena, com diversos protocolos para segurança e prevenção do Covid-19.
O Rios de Aventura, por exemplo, exige que todos os participantes das atividades estejam de máscara e luva. O hotel fazenda Parque dos Sonhos trabalha com capacidade reduzida. No Próxima Aventura a atividade do rafting está sendo feito em botes exclusivos: no caso de um casal irão só os dois no bote; se é uma família com três pessoas, irão só eles no bote, sem misturar pessoas de grupos diferentes. No Monjolinho Aventuras, os participantes passam por um auto checkup. Já o centro de lazer Pitauá providenciou cardápios acessados com QR Code e “pedaleira” de álcool em gel. Outros estabelecimentos, estão indo além dos cuidados exigidos, como o Chalés Santa Catarina, que colocou tapete antibactérias em cada chalé para higienização de sapatos e usa radiação ultravioleta nos ambientes.
Também faz parte da retomada, a conquista do selo Turismo Responsável, concedido pelo Ministério do Turismo, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, colocando Socorro entre os destinos protegidos e responsáveis. Os estabelecimentos da Associação de Turismo da Estância de Socorro –ASTUR – que já conquistaram o selo são: Hostel Cantinho Família Aventura,Chalés Santa Catarina, Hotel Fazenda 7 Belo, Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, Hotel Fazenda Colina dos Sonhos, Hotel Fazenda Floresta do Lago, Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, Hotel Fazenda Village Montana, Hotel Grínberg’s, Hotel Recanto da Cachoeira, Mundaka Aventura, Parque Aventura Monjolinho, Portal do Sol Hotel Fazenda, Pousada A Mata que Canta, Pousada Cafuné, Pousada Caruaru, Pousada Vista Linda e Restaurante Cantinho Família Aventura, Ristorante D’Napoli e Restaurante Massimo.
Mas, no planejamento estratégico da ASTUR estão contempladas outras ações para promover o turismo e a próxima etapa segue o fluxo atual dos negócios com a convergência em massa para o mundo digital. Como solução para auxiliar os associados nessa transição e aprimoramento das vendas, a associação está modernizando o site e a novidade será a hospedagem da loja on line do turismo, com previsão de estar no ar em curto prazo.
“Escolher a cidade como seu próximo destino turístico é uma ótima ideia, pois é um destino de natureza próximo aos grandes centros, com um trabalho exemplar em prevenção de contágio, além de responsabilidade com o turismo sustentável e acessível”, afirma Ana Luiza Russo, presidente da ASTUR – Associação de Turismo da Estância de Socorro.