Prefeitura de Socorro, através da Secretaria de Turismo, COMTUR e apoio da ASTUR abrem inscrições para Bares, Restaurantes e Similares participarem do Festival Ecogastronômico 2022

Desde 2019 acontece em todos os meses de Outubro, o Festival Gastronômico Sabores de Socorro, que tem como principal objetivo incentivar a inovação e a criação de novos pratos com produtos típicos locais.

O festival que nasceu dentro da ASTUR – Associação de Turismo da Estância de Socorro está tomando uma proporção maior em 2022, sendo organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, trazendo uma nova identidade, alinhada à certificação que o município conquistou, ao se tornar a 1º Cittaslow do Brasil, “Cidade do Bem Viver”.

Socorro já tem vocação natural para produtos locais e conta com diversos empreendimentos alimentícios. Nos seus mais diversos locais podemos experimentar bons pratos e comidas exclusivas, regadas com muitos temperos que nos remetem à infância.

Com esse pensamento, aliado às tendências de mercado, e fazendo uso do título de “1º Cidade do Bem Viver do Brasil”, a Secretaria de Turismo, juntamente com o COMTUR decidiu resignificar o Festival Gastronômico.

A proposta segue na linha da valorização dos produtos e dos produtores locais, que são a base da Ecogastronomia. Recentemente, a Secretaria de Turismo promoveu capacitações online e presenciais para que as empresas da cidade, produtores rurais e artesãos pudessem entender o conceito e as diversas aplicabilidades do movimento “Slow Food” na prática, introduzindo-os em seus negócios, possibilitando um alinhamento com a certificação Cittaslow”, comenta a Secretária de Turismo, Ana Monteiro.”

O Festival Ecogastronômico 2022 será realizado durante todo o mês de Outubro e cada participante poderá escolher o dia da semana em que servirá o prato a ser criado, especialmente para esta edição.

QUEM PODE PARTICIPAR: Restaurantes, bares ou similares devidamente regularizados na Prefeitura Municipal da Estância de Socorro e que possuam potencial para receber munícipes, visitantes e turistas.

INSCRIÇÕES: Caberá a cada empresa interessada em participar, sinalizar à Secretaria Municipal de Turismo até dia 12 de Agosto de 2022, através do whatsapp, e-mail ou telefone, tendo a responsabilidade de cumprir com os requisitos necessários de participação e assinando o Termo de Responsabilidade de Participação.

TEMA: O tema definido para a edição de 2022 será a ECOGASTRONOMIA, através de um ingrediente especifico que será definido em reunião, juntamente com todos os participantes.

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO: Ter empresa devidamente constituída, com as documentações em dia na Prefeitura Municipal de Socorro, estar inserido no Inventário Turístico da Secretaria Municipal de Turismo, possuir CADASTUR vigente e assinar o termo de participação no evento.

RESPONSABILIDADES DOS EMPREENDIMENTOS: A empresa deverá desenvolver um prato com o ingrediente escolhido e deverá passar as informações do mesmo em data a ser combinada. As informações deverão ser enviadas para a Secretaria de Turismo com: NOME DO PRATO, DESCRIÇÃO, VALOR, DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO.

Cada estabelecimento ficará responsável por determinar os dias em que o prato será servido e que estará disponível para ser degustado.

TENDÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PRATOS: Na hora de desenvolver o prato é importante se basear nas principais tendências de mercado, tais como:

Comida Fitness: comida saudável;

Food Experience: muito mais que um prato servido, esse conceito engloba inúmeros outros aspectos, como o ambiente, o clima e as diversas sensações provocadas no cliente;

Comfort Food: a criação de comidas caseiras incríveis ajudam a relembrar a “comida de vó” e a “comida de mãe” e trazem muitas memórias e lembranças afetivas;

Slowfood: estabelece conexões entre aquilo que comemos, a saúde das pessoas e do planeta. A comida precisa ser significativa, ser fonte de prazer e comprometida com a responsabilidade socioambiental. Nessa perspectiva o Slow Food cunhou os termos: Ecogastronomia; alimentos orgânicos; restrições alimentares sem glúten; sem lactose; sem açúcar; comida vegetariana e vegana; ambientes instagramáveis e pratos bem montados.

RESPONSABILIDADES DA PREFEITURA/ SECRETARIA DE TURISMO/COMTUR: Realizar e fornecer todo o material de divulgação on-line e off-line do Festival para a empresa participante – MEDIANTE ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO.

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

WHATSAPP: (19) 97111-0889

E-MAIL: [email protected]

TELEFONE: (19) 3895-8005