Socorro ganha prêmio TOP Destinos Turísticos 2022 na categoria Aventura

Premio TOP destinos

Referência em aventura e ecoturismo, cidade é localizada no Circuito das Águas Paulista, e tem núcleo atuante

​A Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – termina o ano com mais um prêmio, desta vez o TOP Destinos Turísticos 2022. O município foi vencedor na categoria Aventura e ficou entre os TOP 3 finalistas na categoria Social. “É o resultado de um trabalho que é exemplo para outras cidades, de gestão participativa entre o poder público e a iniciativa privada, através da prefeitura, secretaria de turismo, Conselho Municipal de Turismo, Associação Comercial e a ASTUR”, afirma Natália Claro, gerente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).
No total foram mais de 130 municípios participantes, que disputaram 17 categorias. A premiação foi produto de votação online pública e avaliação técnica, realizada por especialistas.

Os esforços contínuos do núcleo “aventura” são essenciais neste reconhecimento. “É o atestado da dedicação deles. Entre outras coisas, mostra o cuidado com a segurança e a preocupação em trazer inovações para a cidade, a gente tem sempre uma atividade nova acontecendo, por exemplo”, completa a gerente.

​Recentemente, outra conquista reforçou as ações desse segmento. De várias empresas de aventura do Circuito das Águas Paulista inscritas no programa SP Ecoaventura – da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) em parceria com Sebrae – apenas três foram selecionadas e todas são de Socorro: Monjolinho, Mundaka Aventura e PróximAventura. “Estas empresas se aprimoram e a nossa cidade se aprimora junto. É uma conquista para o segmento e para todos nós”, afirma Eduardo Bovi, presidente da ASTUR.

O Programa visa fortalecer a qualidade das empresas e dos destinos turísticos no Estado de São Paulo. Assim, as operadoras escolhidas terão capacitação em gestão empresarial e empreendedorismo, consultorias e auditorias até outubro de 2023. O objetivo é que possam pleitear a certificação da ABNT para a Norma Técnica ABNT NBR 21101, que normatiza as atividades de turismo de aventura.

Neste processo de se manter sempre à frente, a lei geral do turismo é importantíssima. Revisada em uma ação participativa com todo trade turístico, em um empenho de meses junto à consultoria contratada pela Secretaria de Turismo, foi revisada pelo advogado da ASTUR e departamento jurídico da prefeitura. “É um trabalho de várias mãos com a preocupação na longevidade das operações turísticas em Socorro, com segurança e respeito ao trabalhador desse tipo de atividade”, ressalta Ana Luiza Russo, presidente do COMTUR.

Saiba mais no site oficial: www.socorro.tur.br

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”.

ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.