Singularidades atraem turistas para Socorro, localizada no Circuito das Águas Paulista

De prainha à tirolesa de São Paulo a Minas Gerais, locais fazem a cidade turística ser única

São Paulo, dezembro de 2023 –   Além de cultura, história e experiências diversas, a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em atividades de aventura e ecoturismo – é repleta de locais únicos (ao menos no município), que a tornam ainda mais atrativa. De prainha em pleno interior à tirolesa voadora e cinema de rua com mais de 80 anos, vale conhecer as singularidades do destino. “Os turistas que apreciam passeios diferentes e curiosidades precisam colocar estas sugestões no roteiro da viagem”, afirma Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).

Imagina uma “prainha” no interior. O Saint Sunset abriga a única da cidadecom bela paisagem, cachoeira e clima de litoral com direito a areia, cadeiras e mesinhas características. Um quiosque com opções de comidas e bebidas, que chegam de forma divertida, só se encontra lá, como o Tropical Açaí (vodca, limão, açaí e folha de maracujá e chantilly) que vem dentro de uma banheira com patinhos de plástico.

Único na cidade, o Cine Cavaliere Orlandi, com 81 anos de história, é um dos mais antigos cinemas de rua do Brasil em atividade. Em uma edificação antiga, imponente e bem cuidada que remete às construções da década de 40, de maneira harmônica, o tradicional e o tecnológico se completam e proporcionam uma experiência inesquecível para fãs de cinema, artes, arquitetura e turismo. Difícil não se encantar pela charmosa fachada antiga e preservada e por alguns itens de decoração. Nas salas, a modernidade impressiona pela qualidade do som e da imagem.

Em Socorro, mais especificamente no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos está a ponte aérea mais rápida entre São Paulo e Minas Gerais: uma tirolesa de um quilômetro de extensão e 140m de altura. Na Tirolesa Voadora, o visitante “voa” sobre o Vale do Rio Cachoeirinha, já que a travessia é feita de bruços e não sentada como de costume. A velocidade pode chegar aos 60km/h.

Bartali Bike é o único ponto de apoio (e encontro) gratuito no município para quem curte bike. Acolhedor, o local é ideal para descansar e repor as energias: tem bar temático, ducha fria para ciclista, lava rápido para bike, banheiro adaptado, estacionamento, armários, vestiário, área de lazer, shows, etc. Com o lema, “VIVA LA BIKE”, oferece assessoria para traçar a melhor rota de bike, para evitar estradas movimentadas e poder admirar a bela paisagem.

Os turistas podem conhecer o último moinho de fubá ativo de Socorro, datado de 1940, que antes funcionava por meio de uma roda d’água e hoje é tocado a motor elétrico, localizado no Sítio São Luiz. No empório que tem o mesmo nome são comercializados itens de produção artesanal, como por exemplo mel, queijos, doces, vassoura caipira, cachaça, pimentas em conserva, farinha de milho e, claro, a deliciosa (e também única na cidade) paçoca de pilão e do fubá de mó.

Chalés Santa Catarina é a única pousada petfriendly da cidade, que reúne playground pet com piscina de bolinhas e circuito agility  para os pets correrem, brincarem e se divertirem; área de banho pet, equipada com chuveiro quente, shampoo, toalhas, soprador e secador para o tutor fazer a higiene do pet, e piscina pet exclusiva de 18m², tratada com ozônio e acessível, em formato de rampa, que inicia com 20cm e chega a 80cm de profundidade, para que pets de todos os tamanhos, idades e até mesmo os cadeirantes consigam entrar e sair da água com segurança. É um local de descanso, liberdade e diversão para famílias multiespécie, já que toda a área da pousada é cercada e liberada para os pets andarem sem guia. O conceito é: “Aqui você pode até se hospedar sem o seu pet, mas definitivamente você precisa gostar de pets para se hospedar conosco!”.

Entre a Serra da Mantiqueira, está o Pesqueiro Nenê Oliani, o terceiro mais antigo do Brasil e o mais antigo em funcionamento com a mesma família. São dois lagos ativos para pesca esportiva: o principal (13.550 m²) e o de apoio (6200 m²), com peixes como cachapira, carpa cabeçuda, carpa capim, carpa húngara, catfish, corimba, dourado, matrinxã, piau, pintado, pirarara, tambacu e tambaqui. O pesqueiro tem vara de mão para alugar, mas que só pode ser usado no lago de apoio; para o principal é necessário um equipamento profissional. Para comprar, iscas como massa japonesa, massa do pesqueiro, rações e salsicha.

Inédito na cidade também é o pan de palo, da Pedra Bela Vista. Sucesso entre os visitantes, é um pão de origem peruana, montado em uma haste de madeira e que a própria pessoa assa na fogueira. Depois é recheado com uma das diversas opções – doces ou salgadas – do cardápio. A experiência é deliciosa e sempre acompanha um bom bate papo entre os participantes, que ainda podem contemplar a vista e o pôr do sol incríveis.

Da mesma forma, singular é o centro da cidade, rico em história e arquitetura. Os casarões e palacetes datam a partir de 1881 e alguns são tombados. O chamado “museu ao ar livre” sugere um despretensioso passeio pelas ruas ou um tour guiado. E, por falar em construções, Socorro tem a primeira ponte feita de concreto armado do estado. Foi construída pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro em 1910 para facilitar o acesso à estação ferroviária, que diferente do costume da época, era distante.

Mais informações sobre hospedagens, gastronomia e lazer no site oficial do turismo de Socorro: www.socorro.tur.br e no Instagram @turismosocorro

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”.