Socorro é vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022

O prêmio Braztoa de Sustentabilidade aconteceu no domingo (10), no Mercado Municipal de Lages, na Serra Catarinense e revelou os cinco vencedores da edição 2020/22. Com projetos focados na Resiliência, os ganhadores foram responsáveis por ajudar o setor a superar os desafios da pandemia.

Socorro foi vencedora com o Projeto Cittaslow do Brasil “Primeira Cidade do Bem Viver”, onde foram analisadas as ações, estratégias e parcerias desenvolvidas pela Secretaria de Turismo no ano de 2021, que levaram Socorro a receber essa certificação. “Houve um olhar bem profundo dos jurados ao reconhecerem nossos projetos desenvolvidos durante o ano de 2021, como Projeto Ecogastronomico, Projeto Descubra Socorro, Projeto Destino Pet Friendly, Projeto Mosaico, as oficinas de ArtNaif integrada com a Bienal, entre outros. Eles observaram os esforços de nossa secretaria, no meio de uma pandemia, em reinventar o setor realizando várias ações juntamente com os atores locais , como as empresas do trade turístico, as instituições locais, as secretarias e diretorias, os agricultores, os artistas e artesões, enfim, toda uma cidade, comenta Ana Paula Monteiro, Secretaria de Turismo.

A partir deste prêmio, Socorro além de trazer o troféu e o Selo do Prêmio, tem a Chancela do Ministério do Turismo e do Programa das Nações Unidas do Meio Ambiente, PNUMA/ONU e passa a integrar na Rede Braztoa de Sustentabilidade.

Foram mais de 686 cadastros iniciados, 104 inscrições de iniciativas recebidas e 5 finalistas, analisados por um corpo de jurados de instituições como Ministério do Turismo, PNUMA, consultores renomados da área de turismo e meio ambiente.

Segundo a BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, o objetivo do prêmio foi reconhecer as cinco melhores práticas e dar visibilidade as ações de sustentabilidade: “O Turismo, a responsabilidade e a resiliência caminham junto e o prêmio Braztoa é como uma semente que gera atitudes e melhoram o turismo”, disse Roberto Nedelciu, presidente da instituição.

Na mesma noite, José Fernandes, proprietário da Rede dos Sonhos, e ganhador do Prêmio nos anos 2012 e 2014, foi homenageado e convidado integrar o júri nas próximas edições.

“Estou muito feliz e realizada, pois conseguimos mostrar pro Brasil que mesmo no meio de uma pandemia, o melhor modelo de sustentabilidade da nossa gestão pública foi trabalhar de mãos unidas, onde ninguém fez nada sozinho. Sobrevivemos e reinventamos e fomos reconhecidos”, conclui Ana Monteiro.

Foram três dias de imersão, participando da Capacitação, do lançamento do Anuário Braztoa 2022, o ciclo de palestras SEEDS – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável e visitas técnicas nas propriedades turísticas da Serra Catarinense. Fiquei encantada com a receptividade, com a organização e com a riqueza de detalhes desse evento, comenta Ana Monteiro

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/22 teve o Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) como parceiros, o Iberostar como patrocinador, além da Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e o Ministério do Turismo e Pnuma, como apoiadores institucionais.



Fotos:
Foto com autoridades locais, jurados, organizadores e premiados da noite.
Foto com Rafaela Lehmann do Ministério do Turismo e José Fernandes da Rede do Sonhos.