Verão – Atividades com sensação de liberdade e vento no rosto para amenizar os dias quentes

Socorro, cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista, é opção de viagem nas férias.

São Paulo, 20 de dezemnro de 2023  –  Antes mesmo de o verão chegar oficialmente, dia 22 de dezembro, as pessoas já enfrentam o sol e as temperaturas mais altas. E, em época de férias, as atividades ao ar livre que proporcionam a sensação de liberdade e o vento agradável no rosto são as mais propícias.

Com mais de 30 tipos diferentes de aventura, locais altos e arejados, a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em atividades de aventura e ecoturismo – é uma boa opção de viagem curta, ou não, com a família, amigos ou mesmo a dois, nas férias.

Adrenalina e muito vento no rosto vai conseguir quem se aventurar no voo duplo de parapente, com a escola especializada Ronaventura. Como ponto de partida, o Pico da Cascavel, um dos mais altos da cidade, de onde é possível apreciar belas paisagens da Serra da Mantiqueira.

Também dá para curtir a brisa no voo de balão da UP Balonismo. Em cerca de uma hora é possível admirar a natureza da região, do alto. É uma atração para toda família, inclusive pessoas com mobilidades reduzidas, porém não é aconselhável para gestantes e crianças menores de 6 anos.

Os passeios de quadriciclo (Mega Park), bike (Camping Boaretto – Parque Vale das Pedras)moto e gaiola (ambos Ora Road) proporcionam o frescor, enquanto passa por lindos locais. Alguns têm até paradas em cachoeiras, sorveteria, cafezal e pesqueiro.

rafting, um passeio de botes infláveis em corredeiras do Rio do Peixe faz sentir a brisa, com direito a pouca ou muita água no rosto. No do PróximAventura Canoar são cerca de 12 corredeiras durante a descida que, em geral leva 1h30, e se pode avistar pássaros e até capivaras.

Entre as tirolesas, na Voadora do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, o visitante “voa” sobre o Vale do Rio Cachoeirinha, já que a travessia é feita de bruços e não sentada como de costume. A velocidade pode chegar aos 60km/h. É a ponte aérea mais rápida entre São Paulo e Minas Gerais e tem um quilômetro de extensão e 140m de altura.

Arvorismo e boia cross ( Parque dos Sonhos, Parque de Aventura Monjolinho); balanço gigante e cavalgada (Hotel Fazenda Colina dos Sonhos) , caiaque e stand up paddle (Munkada Aventura) estão entre as excelentes atividades de aventura para se divertir e amenizar o calor.

Pontos altos também são ótimos locais para refrescar com o vento, como o mirante da Pedra Bela Vista que fica a 1250 metros de altitude, tem uma vista incrível e serve o famoso e concorrido Pan de Palo. E muito em breve será inaugurada mais uma atração incrível na Pedra Bela Vista:  o Swing Rock o maior balanço do Brasil, oferecendo uma experiência emocionante e revigorante. Além de proporcionar doses de adrenalina e recarregar energias diante de uma paisagem deslumbrante, também será reconhecido como o local mais ‘instagramável’ do Brasil. Imagine uma estrutura imensa de 12 metros de altura que comporta até 5 pessoas por vez. Uma vez a bordo, você é erguido a uma altura de cerca de 150 metros e pode curtir um emocionante balanço lá no alto. É adrenalina pura e uma vista de tirar o fôlego, tudo em um só passeio!

Com sua localização privilegiada, proporcionará não apenas a sensação de quase voar, mas também oferecerá uma das vistas mais espetaculares para apreciar o melhor pôr do sol de Socorro. Este cenário cativante será ideal não apenas para aventuras e fotos incríveis, mas também para testemunhar um espetáculo celestial ao final do dia.

Outra opção é o Mirante do Cristo com uma vista panorâmica da região, que tem o Empório do Cristo, os visitantes encontram uma diversidade de produtos locais, como doces, geleias, cachaças, café, bolos, pães, sorvetes, licores e mel, além de uma variedade de artesanato regional. O estabelecimento oferece café produzido na cidade e sorvete da principal sorveteria local. Também disponibiliza um centro de informações turísticas oficial, onde os visitantes podem obter mapas e detalhes sobre as principais atrações da cidade.

Aproveitando o local, os visitantes podem desfrutar de uma vista panorâmica da beleza da cidade e da região.

Luzes de Natal –    Quem estiver na cidade, ainda poderá apreciar a 11ª edição do Socorro Luzes de Natal, com mais de 100 km de cordões de luzes e número recorde de locais decorados: mais de vinte. A linda “Casa do Noel” ficará à disposição para visitação gratuita, de quinta a domingo, das 18h às 22h, até a véspera do Natal. Há uma programação animada para todas as idades, com shows, peças teatrais e oficinas.

Em árvores, bolas, adornos tradicionais, túneis e até no papai Noel gigante com 12m, existe o uso consciente e criativo de garrafas PET na decoração. A cada flor confeccionada, cinco garrafas PET deixam de ser descartadas no meio ambiente. Para se ter ideia da contribuição do projeto, nos 12 últimos meses foram coletadas cerca de 500 mil garrafas PET. Mas, o número é ainda mais significativo: 7,5 milhões de garrafas já reutilizadas ao longo dos anos.

Mais informações sobre hospedagens, gastronomia e lazer no site oficial –  www.socorro.tur.br  e no Instagram do turismo de Scorro: @turismosocorro 

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”.