

Cidades sustentáveis
CONFIRA NOSSOS PROJETOS
Com pontuação geral de 61,2 em um total de 100 pontos no Índice Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis e classificação geral em 56º lugar entre 5.570 cidades brasileiras, Socorro se destaca. Avaliações entre 60,0 e 79,99 pontos são consideradas altas e medem o progresso total das cidades quanto à realização dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Várias ações da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria de Turismo contribuíram para sermos uma Cidade Sustentável!
Veja algumas das iniciativas que já estão a todo vapor:
projeto de coleta de resíduos sólidos recicláveis e não recicláveis nas áreas urbana e rural da cidade. Possui um sistema de coleta seletiva, de compostagem de resíduos orgânicos e também dispõe de um aterro sanitário.
é um projeto de compostagem e destinação final de resíduos orgânicos ambientalmente correto, vencedor do Programa de Boas Práticas na Gestão de Resíduos do CISBRA – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas. Destina os compostos orgânicos para serem utilizados nos jardins municipais e aos produtores rurais da cidade:
Socorro promove e utiliza energias limpas, sustentáveis e renováveis, como energia solar e fotovoltaica, bem como outras práticas que buscam reduzir o consumo de energia, em construções e prédios públicos, e também na iluminação pública da cidade. Temos uma frota pública de veículos flex, ao invés de utilizar somente etanol.
o Programa Município Verde Azul tem o propósito inovador de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Na última avaliação realizada em 2020, nosso município atingiu a nota 91,53 – 24ª colocação entre 645 municípios.
criação de hortas urbanas agroecológicas na cidade, cuidadas e geridas pela comunidade e que utilizam adubo orgânico a partir da compostagem.
promove a recuperação das nascentes situadas em áreas públicas degradadas e preserva as que se mantêm intactas.
O programa tem como objetivo promover a arborização dos espaços públicos urbanos, ampliando as áreas com vegetação arbórea, adequando as espécies de árvores aos locais onde estão ou serão plantadas, evitando conflitos entre as demais infraestruturas urbanas, contribuindo com a melhoria do clima através da sombra e da
Criado para que as pessoas físicas ou jurídicas adotem praças e canteiros da cidade, para cuidar e zelar da manutenção dos espaços verdes e, em contrapartida, possam divulgar seus empreendimentos, a partir de uma sinalização que mostre os responsáveis pelos cuidados do local.
plantio de mudas para a recuperação florestal do Parque da Cidade em parceria com a ONG – Organização Não Governamental Copaíba.
recolhimento do lixo descartado na natureza, destinação correta e disseminação da conscientização ambiental.
projeto de recuperação e conservação das fontes de água de uso público da cidade.
é um projeto de saneamento ecológico rural, realizado em parceria entre o IPESA – Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais e a prefeitura municipal, com vias a aumentar a mobilização entorno da preservação e conservação do Rio do Peixe, importante rio, fonte de abastecimento de água e principal atrativo turístico da cidade.
levantamento de informações sobre projetos e iniciativas sustentáveis já existentes na cidade, sugestões e ideias para novas ações, projetos, produtos e serviços.
Saiba Mais: https://turismo.socorro.sp.gov.br/
o projeto propõe a requalificação da orla do rio em determinados trechos urbanos, e parte do princípio de restaurar a relação do rio com a cidade na busca de fortalecer o contato das pessoas com o rio, possibilitando uma nova perspectiva, em reconhecer que o rio é um elemento estruturador e com imenso potencial de conectar diversas regiões.
Um projeto que une conservação ambiental, desenvolvimento econômico e qualidade de vida!
VÍDEO: https://youtu.be/PWj4T5FnTf8
o projeto propõe a requalificação da orla do rio em determinados trechos urbanos, e parte do princípio de restaurar a relação do rio com a cidade na busca de fortalecer o contato das pessoas com o rio, possibilitando uma nova perspectiva, em reconhecer que o rio é um elemento estruturador e com imenso potencial de conectar diversas regiões.
Um projeto que une conservação ambiental, desenvolvimento econômico e qualidade de vida!
VÍDEO: https://youtu.be/PWj4T5FnTf8
projeto de lei que cria o Destino Agroturístico Sustentável Caminhos do Serrote, que possibilitará a obtenção de recursos para preservar e apoiar a melhoria ambiental, estimular o turismo rural e ser modelo de desenvolvimento para Socorro, outras cidades e estados do Brasil.
certificação internacional que envolveu diversos atores: todas as secretarias municipais, a secretaria de turismo, como idealizadora, gestora e patrocinadora do projeto; diversos parceiros, organizações do terceiro setor, empresários, sociedade civil, conselhos municipais e uma empresa de consultoria para a inovação.
Uma das principais motivações foi adentrar ao mercado internacional e desenvolver algumas tendências mundiais, como: sustentabilidade; acessibilidade; economia circular; maior e melhor aproveitamento da vida no campo; Slow Tourism entre outras.
Ineditismo, ao sermos a única e 1ª cidade brasileira, e reconhecimento de que possuímos um bom desenvolvimento territorial, turístico e sustentável.
Inúmeras oportunidades de atuação criadas, além da notória visibilidade em sermos um local onde se vive bem, onde há qualidade de vida, onde existe um ambiente planejado e pensado para se “Bem Viver”!
Destacamos também outros programas e projetos, como os Ecopontos de coleta seletiva de resíduos sólidos e úmidos espalhados pela cidade, campanhas de conscientização sobre o uso da água, construção de biodigestores, entre outros.
Saiba Mais em: https://meioambiente.socorro.sp.gov.br/
Projeto Socorro 2029
O FUTURO DE SOCORRO
Surgido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, Socorro criou o Projeto Socorro 2029 que envolve sociedade civil, associações, gestores públicos e secretarias municipais para pensar ações sustentáveis a curto, médio e longo prazo, até o ano de 2029, data em que Socorro completará seu aniversário de 200 anos, e ano que antecede a agenda 2030, estipulada pela ONU – Organização das Nações Unidas, para atingimento das metas dos 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Diversas ações foram pensadas e implementadas para transformar Socorro como referência em sustentabilidade e como uma boa cidade para se viver.
Uma das iniciativas especiais do projeto é a “Cápsula do Tempo”: uma cápsula foi enterrada contendo a expectativa dos moradores para os próximos 10 anos da cidade, e será aberta em 2029, no seu aniversário! O Plano Diretor também foi enterrado. A intenção foi a de ter uma cópia de tudo o que foi escrito e enterrado com a cápsula, para que fossem criados critérios e projetos que venham a atingir os desejos e anseios da sociedade.
Diretrizes para a melhoria da qualidade de vida, formas de minimizar os impactos do turismo, como o alto consumo de água e de energia, o aumento na produção de resíduos e de lixo, combate à construção de loteamentos irregulares e estratégias de segurança e mobilidade, são apenas algumas das ações práticas que fazem parte do projeto.
Rua Viva: É um projeto cultural e de lazer que, a cada 3 meses, fecha uma rua central do comércio da cidade para uma gestão independente, com a participação de músicos, empresários, associações, artesãos, produtores rurais, artistas, e outros atores. A intenção é levar mais vida, atividade e alegria, reunindo, em um só lugar, espaços de lazer, de cultura, arte, conhecimento, saúde, educação ambiental, ações sociais e de inclusão, convívio, interação e troca entre os moradores e frequentadores. Proporcionar dias agradáveis em ruas centrais, dar voz e vez aos socorrenses, visitantes e turistas.
Um lugar onde todos se reúnem, se encontram e se ajudam mutuamente!