Centro Cultural Movimento

Histórico e Cultural

Uma antiga estação rodoviária do início do Século XX transformada em Centro Cultural em 2021. Nascia na cidade de Socorro, Portal do Circuito das Águas Paulista, um dos mais importantes centros culturais do segmento de duas rodas no país. O Centro Cultural Movimento nasceu da ideia de pai e filho, quase duas décadas antes, quando Carlão e Carlãozinho Coachman sentiram a necessidade de resgatar e contar a história do segmento de duas rodas brasileiro. Repleta de heróis desconhecidos, de fatos inusitados, de curiosidades, esta é uma história que se confunde com a do próprio país, suas crises, suas conquistas e seus momentos de superação.

O Brasil é hoje uma das principais potências mundiais do setor, mas não foi sempre assim, e nosso papel é mostrar ao brasileiro, e ao mundo, como foi a trajetória até aqui para que ele se orgulhe do que construímos como nação.

O complexo da Antiga Ferroviária inaugurada em 1909 e extinguida em 1966, abriga área de exposição com motocicletas, capacetes, macacões, roupas, troféus e centenas de documentos históricos originais expostos, escritório com um dos maiores acervos documentais sobre a nossa história (motos e bicicletas), além do restaurante Chopperia Duas Rodas. Encravado na região central da cidade, na Praça Rachid José Maluf (rebatizada de Praça do Amanhã), o Centro Cultural Movimento se transformou no novo espaço de eventos culturais e turísticos da região, reunindo milhares de pessoas ao longo do ano, atraindo turistas e fãs das motos e bicicletas.

São 1.000m2 de instalações, reunindo um dos maiores acervos da nossa história no setor, com vagas permanentes para estacionamento de motocicletas (quase 100 motos) e de bicicletas (parabike permanente para 24 bicicletas), encravados em 6.000m2 de Praça do Amanhã, com área infantil e que ainda recebeu importante monumento de visibilidade Mundial, o Marco da Paz. Idealizado pelo imigrante italiano Gaetano Brancati Luigi, com a intenção de promover a cultura da paz pelo mundo. Marcado em sua infância pelo som do sino que tocava em sua cidade natal toda vez que os bombardeiros sobrevoavam, foi o som incessante que anunciava o fim do conflito que mais marcou seu coração e suas lembranças. Com o apoio da ACSP/Facesp, em 1999, Luigi criou o primeiro monumento em São Paulo, no Páteo do Collegio. Atualmente, o Marco da Paz está presente em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Aparecida e Bertioga, e em outros países, como México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália.

Traga seu grupo, seu clube, sua turma, e traga seu evento para cá… aqui é o espaço para o amante de duas rodas em uma cidade que levantou a bandeira Socorro Destino Duas Rodas, e que age diariamente para estar cada vez mais preparada para receber os amantes das motocicletas, das bicicletas e de história… a nossa história.

Ao visitar o CCM, não se esqueça de agendar uma visita guiada com o idealizador do espaço, Carlãozinho Coachman, motociclista desde os 9 anos de idade e praticante do Mountain Bike desde os seus primórdios, piloto de testes, jornalista, historiador e um apaixonado por história, pelo Brasil e por duas rodas.

Dias e Horários de funcionamento:

Quarta-feira: das 12hs às 20hs (restaurante das 16h às 23h)

Quinta-feira: das 10hs às 18hs (restaurante não abre)

Sexta-feira: das 12hs às 20hs (restaurante das 16h às 23h)

Sábado: das 10hs às 20hs (restaurante das 10h às 23h)

Domingo: das 9hs às 17h (restaurante das 10hs às 23hs)

Compartilhe com os amigos

Infraestrutura

Atrativos
Turismo
Histórico e Cultural
Infraestrutura
Estacionamento Grátis
Atividades disponíveis
Museu

Contatos

Site

e-Mail

Telefone

Localização

Solicitação de Contato
Nome*
Sobrenome*
e-Mail*
Celular*
Check-In*
Check-Out*
Descrição

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao navegar pelo nosso site, você concorda com tal monitoramento. Política de Privacidade e Termos de Uso.